ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS
O Departamento de Normalização, Avaliação da Conformidade e Formação é o serviço que coordena e acompanha as acções relativas à prossecução das atribuições do INIQ no domínio da normalização, da avaliação da conformidade e das actividades de formação dos seus quadros e/ou de entidades públicas ou privadas, a título de prestação de serviços.
O Departamento de Normalização, Avaliação da Conformidade e Formação tem as seguintes competências:
a) Proceder à elaboração e gestão do plano anual de normalização e a respectiva programação;
b) Promover acções de consciencialização e dinamização das actividades normativas, bem como coordenar e apoiar o funcionamento das Comissões Técnicas de Normalização Permanente e ad hoc;
c) Assegurar as ligações com as partes interessadas, incentivando a sua participação activa no processo de desenvolvimento de normas através de comissões técnicas e grupos de trabalho de normalização;
d) Assegurar a criação de Organismos de Normalização Sectorial (ONS);
e) Coordenar as acções conducentes à emissão do voto angolano relativo a projectos de normas ou outros documentos elaborados pelas Organizações Internacionais de Normalização;
f) Promover a adopção de normas internacionais em normas angolanas cujos projectos não tenham sido objecto de voto desfavorável da representação angolana e analisar a respectiva tradução;
g) Assegurar a participação nos trabalhos de elaboração de normas nas organizações internacionais em que Angola faça Parte;
h) Assegurar as ligações com os secretariados centrais das Organizações Internacionais de Normalização;
i) Desenvolver as acções necessárias à aprovação dos projectos de normas angolanas e promover acções conducentes a sua homologação e publicação;
j) Assegurar as acções inerentes à responsabilidade de edição e distribuição das normas angolanas, de boletins e outras publicações do Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade — INIQ, bem como dos documentos normativos internacionais;
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k) Desenvolver as acções conducentes à homologação e publicação de normas;
l) Gerir o acervo normativo nacional e divulgá-lo com vista à sua aplicação no quadro das metodologias estabelecidas pelos organismos internacionais e regionais de normalização;
m) Promover a aplicação das normas nacionais, regionais e internacionais de produtos, serviços e processos, designadamente as relativas à realização de sistemas de gestão da qualidade, do ambiente e da segurança e higiene no trabalho em empresas e organismos, com vista a maior eficiência e internacionalização da economia nacional;
n) Gerir o laboratório de ensaios;
o) Servir de referência nacional para os laboratórios de ensaios;
p) Promover programas de ensaios inter-laboratoriais;
q) Promover programas de pesquisa e investigação científica, no âmbito de ensaios clínicos, microbiológicos e mecânicos;
r) Dar suporte às demais actividades de avaliação da conformidade do INIQ;
s) Estabelecer e realizar um programa nacional da avaliação da conformidade, que promova políticas e acções junto dos produtores de bens e serviços;
t) Monitorar a conformidade de produtos e serviços cuja observância das especificações técnicas estejam regulamentadas;
u) Realizar serviços de inspecção da qualidade e conformidade de produtos, serviços, sistemas e processos, instituindo as necessárias metodologias e marcas de conformidade no mercado nacional, especialmente, mas não apenas, para produtos regulamentados, mediante procedimentos e práticas baseadas em normas técnicas e assegurar a sua divulgação, gestão, uso e reconhecimento internacional;
v) Proceder á verificação da conformidade de produtos, serviços e sistemas, produzidos no território nacional e importados, mediante recurso aos instrumentos de inspecção e análises disponíveis;
w) Conceber e coordenar a plataforma geral para o estabelecimento dos diversos sistemas de gestão de que o INIQ venha a necessitar, especialmente para as actividades com necessidade de reconhecimento internacional;
x) Coordenar com os demais departamentos as acções inerentes à gestão eficiente dos respectivos sistemas de gestão;
y) Revisar, actualizar e melhorar os procedimentos e o manual de gestão do INIQ;
z) Assegurar aos procedimentos e políticas do INIQ um processo de melhoria contínua;
aa) Planificar e realizar as auditorias internas periódicas, necessárias ao bom funcionamento dos sistemas de gestão que o INIQ estabelecer, de acordo com os procedimentos e melhores práticas, de modo a assegurar a assimilação dos requisitos normativos e legais por parte do Instituto e seus trabalhadores;
bb) Assegurar, dentro ou fora da Instituição, no País ou no estrangeiro, através do domínio da formação técnica, os auditores internos, necessários ao bom funcionamento dos sistemas de gestão que o INIQ estabelecer;
cc) Emitir parecer sobre as formações necessárias para capacitação dos técnicos nas áreas de actuação do Instituto;
dd) Realizar acções de formação técnica no domínio da qualidade, no âmbito da normalização, metrologia, acreditação, sistemas de gestão, auditorias e outras pertinentes as infra-estruturas da qualidade;
ee) Promover a disseminação de formações no tecido empresarial angolano em geral e nos organismos que trabalham com as matérias da avaliação da conformidade em particular;
ff) Propor a criação e gerir uma bolsa de formadores para dar suporte a actividade de formação, com base em referenciais internacionais e procedimentos próprios;
gg) Exercer as demais competências estabelecidas por lei ou determinadas superiormente.
O Departamento de Normalização, Avaliação da Conformidade e Formação é dirigido por um Chefe de Departamento.
ACTIVIDADES CORRENTES
1 – Elaboração e vendas de normas técnicas;
2 – Autorização de importação de cabos eléctricos;
3 – Certificação de produtos, serviços, ou sistema de gestão;
4 – Formação de seus quadros e/ou entidades públicas e privadas com base nos princípios das seguintes normas:
- NA ISO 9001
- NA ISO/IEC 15189
- NA ISO/IEC 17020
- NA ISO/IEC 17021
- NA ISO/IEC 17024
- NA ISO/IEC 17065
- NA ISO/IEC 17025
Regras e procedimentos da Normalização angolana
O INIQ, enquanto organismo nacional de normalização, estabeleceu as regras e procedimentos para a normalização angolana. O documento relativo às regras e procedimentos encontra-se dividido em 5 partes distintas:
- Parte I – “Aspectos gerais da normalização” – Introduz a normalização com o intuito de familiarizar partes interessadas nos objectivos, princípios e termos da normalização;
- Parte II – “Processo de produção normativa” – Descreve o processo de criação de uma norma desde a sua concepção à sua publicação;
- Parte III.1 – “Organismo de Normalização Sectorial” – Estabelece a natureza, requisitos e responsabilidades dos Organismos de Normalização Sectorial;
- Parte III.2 – “Comissões técnicas” – Estabelece os requisitos, responsabilidades e modo de funcionamento de Comissões Técnicas de normalização;
- Parte IV – “Apresentação e redacção das Normas Angolanas” – Descreve as orientações a seguir no que respeita à redacção e apresentação de uma Norma Angolana.
Organismos de Normalização Sectorial
Um Organismo de Normalização Sectorial (ONS) é um organismo público, privado ou misto, reconhecido pelo Organismo Nacional de Normalização (INIQ) para executar actividades de normalização num determinado sector, nomeadamente a coordenação de Comissões Técnicas de normalização (CT).
Comissões Técnicas de Normalização
Comissão com carácter permanente, responsável pela elaboração, revisão e actualização das normas angolanas dentro do seu âmbito de actividade, constituída por entidades interessadas na matéria em causa.
O que é avaliação da conformidade?
É o processo sistematizado, acompanhado e avaliado, de forma a propiciar adequado grau de confiança de que um produto, processo ou serviço, ou ainda um profissional, atende a requisitos pré-estabelecidos em normas e regulamentos técnicos com o menor custo para a sociedade.
O Departamento de Formação ministra formações para gestores, auditores e formadores nos seguintes sistemas de gestão:
- Laboratório
- Ambiente
- Segurança e Saúde Ocupacional (SSO)
- Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP)
- Segurança dos alimentos
- Sistemas integrados
- Avaliação da Conformidade.
Adquira connosco todo o conhecimento de que necessita para desempenhar com excelência, tarefas nas áreas acima citadas.
Dispomos de profissionais capacitados ao mais alto nível, sempre prontos a atender as suas necessidades de aprendizado.
O INIQ enquanto Organismo de Nacional de Normalização, assegura a venda de normas e outros documentos de carácter normativo de âmbito nacional e internacional. O INIQ vende oficialmente as normas dos seguintes Organismos de Normalização:
• ISO – Organização Internacional para Normalização;
• IEC – Comissão Eletrotécnica Internacional.
TEMOS DISPONÍVEIS PARA VENDA, DIVERSOS TIPOS DE PUBLICAÇÕES
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SOBRE A DEVOLUÇÃO DE PRODUCTOS
Por favor, considerar a informação abaixo indicada.
COMO ENCOMENDAR ESTES SERVIÇOS E PRODUCTOS?
Para proceder à encomenda de uma norma ou de uma guia, pessoalmente ou através de e-mail, deverá contactar o departamento de Normalização do INIQ ou através dos contactos abaixo apresentados. Também poderá faze-lo preenchendo o nosso formulário de contacto.