24Abr

Uma delegação do Instituto Nacional das Infraestruturas da Qualidade (INIQ), encabeçada pela chefe de Departamento de Normalização, Avaliação da Conformidade e Formação, Joana Leandro, participa de 23 a 26 de Abril, da 38ª reunião plenária do Comité de Avaliação da Conformidade (CASCO) da ISO – Organização Internacional de Normalização, em Kampala, Uganda.

O evento insere-se no âmbito da implementação do estabelecido no Plano de acção da ISO para países em desenvolvimento 2015 – 2025.

Durante a reunião, vários temas serão abordados, e igualmente a troca de conhecimentos e experiências por peritos do continente e não só, em matérias da avaliação da conformidade a nível da região e do mundo.

Constam do programa temas como, fundamentos e diretrizes para avaliação de conformidade esquemas – revisão das normas ISO/IEC 17007 (2009), ISO/IEC, 17067 (2013), desenvolvimento ISO/IEC TS 17035, revisão da ISO/IEC 17024 (2012), requisitos gerais para organismos que operam certificação de pessoas, acompanhamento das resoluções do CASCO 37ª reunião plenária.

Não obstante a reunião, outros temas serão igualmente debatidos no workshop dos quais podemos destacar a contribuição do CASCO para ISO e a sessão de capacitação da ISO sobre o Plano de Acção para os Países em desenvolvimento 2026-2030, respectivamente.

A par de Angola, participam da reunião países membros como Botsuana, Burundi, Camarões, Costa do Marfim, Congo, Egito, Eswatini, Etiópia, Gâmbia, Gana, Quénia, Lesoto, Malawi, Mali, Mauritânia, Maurícias, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Ruanda, Senegal, Seychelles, África do Sul, Sudão, Tanzânia, Tunísia, Togo, Zâmbia e Zimbábue.

Para alem dos países mencionados, participam igualmente os membros por pleno direito da ISO, França, EUA, Reino Unido, Jamaica, Indonésia, México, Alemanha, Bolívia dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *