A qualidade no sector da saúde, foi uma das vertentes debatida na 6ª edição da Semana Nacional da Qualidade, que se realizou nesta, quinta-feira 15 de novembro, na ENAPP, sob o lema “Melhorar para competir”, numa iniciativa do Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade, INIQ, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (CNUCED), com apoio do Ministério da Indústria e Comércio.
O evento realiza-se no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Qualidade e tem como objectivo incrementar a consciencialização para a cultura da qualidade, congregar vários sectores e seguimentos da sociedade para abordar temas sobre a qualidade e incentivar as organizações no sentido de usarem normas técnicas e demais ferramentas da qualidade.
Durante a abertura do evento, o Secretário de Estado para a Indústria, Ivan do Prado, em representação do Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, referiu que a reestruturação do Sistema Angolano da Qualidade (SAQ) darão ao país uma perspectiva de desenvolvimento das Infra-Estruturas da qualidade que contribuirá para melhoraria da qualidade dos produtos para exportação e reforçará o controlo dos produtos que forem importados, diminuindo os riscos a segurança e saúde dos consumidores e do meio ambiente, respectivamente.
Destacou igualmente, o esforço que o país está a fazer para desenvolver as matérias da qualidade, buscando uma nova arquitectura do SAQ. E dentro desta nova arquitectura foram inscritas e alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Nacional – PDN, e ao Programa de Desenvolvimento da Indústria e Comércio – PDIC, várias acções com destaque para a Política Nacional da Qualidade, cujo processo e bases foram apresentados durante o workshop.
Por seu turno, a Directora Geral do Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade (INIQ), Olga Dicamba, fez saber que há cada vez mais instituições interessadas em trabalhar com a qualidade, e estão a implementar normas internacionais aceites, e que a curto, médio e longo prazo haverá produtos e serviços com mais qualidade para exportação e consumo nacional.
Dividido em quatro painéis técnicos, designadamente, Qualidade e Gestão Hospitalar, Qualidade no Contexto Digital, Saúde e Segurança no Trabalho e uma abordagem sobre a Política Nacional da Qualidade, o certame reuniu diversos playmakers do sector da saúde e de outras instituições ligadas a qualidade.
O Dia Mundial da Qualidade foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1990 e celebra-se, anualmente, na segunda quinta-feira do mês de Novembro.