17Mai

Responsáveis do Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade,INIQ, participam de 15 a 19 do corrente mês, da 38° Reunião anual da Estrutura de Cooperação sobre Barreiras Técnicas ao comércio da SADC, em Gaborone, Botswana.

A reunião destina-se a rever e actualizar os programas de trabalho anuais e o progresso das Estruturas, que em conjunto, têm como objectivo promover a agenda sobre BTC na região.

De salientar que as estruturas de cooperação sobre BTC, tal como estabelecidas no Anexo sobre BTC do Protocolo sobre Comércio da SADC, têm atribuições que abrangem as actividades de Normalização, Garantia da Qualidade, Acreditação e Metrologia (SQAM).

Para além das reuniões técnicas de especialidade, está previsto um workshop sobre “O papel das Infra- Estrutura da Qualidade para a implementação da Estratégia de Industrialização da SADC e Integração continental.

Estão presentes na 38° Reunião da SADC, representantes dos Ministérios responsáveis pelo comércio e indústria nos Estados-Membros da SADC, das Estruturas da BTC da SADC, das Instituições nacionais pelas Infra-Estruturas da qualidade, Parceiros de Cooperação, Organizações Regionais e Internacionais, e o Sector Privado.

A delegação do INIQ, participa da referida actividade, na qualidade de reguladores e gestores das infra-estruturas da qualidade a nível nacional, e a mesma está representada, no evento, pelo chefe de Departamento de Acreditação e Regulamentos Técnicos, Carmo Santos, a Chefe de Departamento de Normalização Avaliação da Conformidade e Formação, Joana Leandro e o Chefe de Departamento de Metrologia, Homar Simão.

Fazem parte dos Estados Membros da SADC, Angola, Botswana, Comoros, Republica Democrática do Congo, Eswatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Mauritius, Moçambique, Namíbia, Seychelles, South África, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *