As Medições para o Comércio Global
O Dia Mundial da metrologia tornou-se num evento anual, onde mais de 80 países comemoram o impacto das medições nas nossas vidas quotidianas.
-
Este dia foi escolhido em reconhecimento da assinatura da Convenção do metro em 1875, dando o início a uma formal colaboração internacional no domínio da metrologia. Anualmente o dia mundial da metrologia é organizado e celebrado em conjunto com o Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML).
A comunidade internacional preocupada em garantir que as medições sejam efectuadas correctamente em todo o mundo compromete-se a sensibilizar em cada data comemorativa (20 de Maio) através de uma campanha de distribuição de cartazes, mensagens e outras actividades afins, mas que este ano devido a situação da pandemia causada pela COVID-19, nos limitamos a emitir a presente mensagem, com vista a dar realce a esta importante data. Em anos anteriores, as datas foram comemoradas com temas que incluíram medições para a inovação, medições no desporto, ambiente, medicina e comércio, etc.
Este ano subordinado ao tema “As medições para o Comercio Global”, reflectindo a importância de consciencializar a sociedade, quanto ao importante papel que a medição desempenha na facilitação de um comércio global justo e seguro, garantindo que os bens e produtos transacionados cumprem com os padrões e a regulamentação internacionalmente aceites, e satisfazem as expectactivas da qualidade.
De um modo geral, a Metrologia assegura o rigor e a exactidão das medições realizadas, garantindo a sua comparabilidade e rastreabilidade, aumentando a confiança dos agentes económicos e consumidores finais nos produtos e serviços disponibilizados pelas empresas nacionais e promovendo a sua aceitação internacional, facilitando deste modo as trocas comerciais entre países.
Em Angola, tal como noutros países, a existência de uma actividade metrológica sustentada e eficiente é de particular importância para o desenvolvimento da indústria nacional, principalmente por via da redução do consumo e do desperdício de matérias-primas (devido à melhor calibração dos equipamentos e do consequente aumento da produtividade) e da melhoria das condições de realização das trocas comerciais com outros países, o que contribui para a crescente afirmação das empresas industriais nacionais, não só no mercado interno como nos mercados externos.
Adicionalmente é fundamental que o país mantenha e desenvolva uma infra–estrutura metrológica moderna e activa, colocando-a ao serviço do bem-estar, saúde e segurança da população, principalmente por via da melhoria do controlo da fiabilidade dos equipamentos de medida (ex.: exactidão das balanças utilizadas nas trocas comerciais e na venda aos clientes finais).
Neste âmbito, importa realçar o trabalho que o Instituto Nacional das Infra-Estruturas de Qualidade. (INIQ) – Instituto tutelado pelo Ministério da Indústria e Comercio – tem vindo a realizar enquanto organismo responsável por assegurar a actividade metrológica e o rigor das medições no território nacional, e o reforço de actividade e competências de que tem vindo a ser objecto.
Este reforço materializa-se por um lado, no aumento das iniciativas de verificação metrológica de balanças comerciais, mangueiras de abastecimento de combustível, e sistemas de gestão de parques, e por outro na instalação das infra-estruturas necessárias para o alargamento das verificações a outros tipos de instrumentos, com vista à melhoria das condições de vida das populações e à promoção de práticas concorrenciais saudáveis entre empresas.
Do lado da sociedade em geral, cabe aos gestores das empresas com actividade no país promoverem uma política de regularização dos seus instrumentos de medição, aos agentes reguladores desenvolverem o quadro legal vigente, e aos consumidores exigirem que os instrumentos dos estabelecimentos que frequentam estejam devidamente certificados pelo INIQ. Assim, cada um de nós tem um papel chave na dinamização da actividade metrológica no país, contribuindo dessa forma para a melhoria da nossa qualidade de vida e para o desenvolvimento da economia nacional.
Foto de: Metroval.