O evento ocorre de 24 a 28 do corrente mês, em Victoria Falls – Zimbabwe, e reúne peritos dos diferentes países membros da SADC, para apresentação de relatórios, análises e discussão dos desenvolvimentos das matérias sobre Qualidade nos países da região.
A cooperação sobre estas matérias, tem como objectivo, identificar e reduzir e/ou eliminar as Barreiras Técnicas ao Comércio na SADC e além, com vista a garantir a livre circulação de bens e serviços em conformidade com a agenda de integração regional.
Como habitualmente acontece, peritos das estruturas de cooperação da SADC no domínio da Normalização (SADCSTAN), da Acreditação (SADCA), da Metrologia Legal (SADCMEL), da Rastreabilidade das Medidas (SADCMET), dos Regulamentos Técnicos (SADCTRLC), das Barreiras Técnicas ao Comércio (SADCTBTSC), debatem sobre as matérias em referência.
De referir que, como estabelecido, no anexo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio (BTC) do protocolo da SADC sobre trocas comerciais, as estruturas de cooperação para eliminação de Barreiras Técnicas ao Comércio têm um mandato que abrange a Normalização, Garantia de Qualidade, Acreditação e Metrologia (SQAM).
O Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade, INIQ, na qualidade de representante angolano, em matérias da Qualidade, participa do evento representado pelos Chefes de Departamentos das áreas de Normalização, Joana Leandro, Acreditação e Regulamentos Tecnicos Carmo Santos e Metrologia, Homar Simão.
Fazem parte dos Estados-Membros, países como Angola, Botswana, Comores, RDC, Eswatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábwe, país anfitrião desta 40ª reunião.
De lembrar que a 39ª Reunião das Estruturas de Cooperação da SADC, organizado pelo INIQ, e apoiado pelo, órgão de tutela, Ministério da Indústria e Comércio, teve lugar de 11 a 15 de Março de 2024, em Luanda, Angola.
