21Nov

O Chefe de Departamento de Metrologia do Instituto Nacional das Infra-estruturas da Qualidade, INIQ, Homar Simão, participa, em representação da Directora Geral, Olga Dicamba, na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29) de 11 a 22 do corrente mês, em Baku, Azerbaijão.

O evento tem o intuito de avaliar os avanços conquistados pelo Acordo de Paris e aprofundar as negociações sobre os temas mais relevantes do acordo climático.

Este certame, reúne líderes governamentais, empresários, especialistas e representantes da sociedade civil de todo o mundo e tem como principal tarefa fazer com que os países cheguem a um acordo sobre uma nova meta anual de financiamento, que os países ricos farão para ajudar as nações mais pobres a lidar com as mudanças climáticas, o chamado Novo Objetivo Qualitativo Coletivo (NCQG, na sigla em inglês).

O pavilhão de Angola, foi apresentado pela ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, que manifestou a sua satisfação em apresentar o país num evento importante para o diálogo sobre mudanças climáticas.

Em cada pavilhão, os países presentes no evento a par de Angola, possuem espaços para apresentações de temas ligados a questões, impactos e mitigações ambientais. Centram-se igualmente, no artigo 6º do acordo de Paris que tem haver com o financiamento dos países que mais poluem, para que se reduza o impacto de gases de efeito estufa, para que a temperatura mundial não ultrapasse o 1,5º do que já existe, investindo-se em meios para o efeito.

O INIQ, marca presença no evento, pela primeira vez, a fim de adquirir conhecimentos e melhor perceber os procedimentos das negociações dos acordos assumidos por Angola, no âmbito do acordo de Paris, bem como avaliar a possibilidade de a instituição participar não só como delegados, mas igualmente apresentar temas, ligados a qualidade, que possam ter afinidade com as questões ambientais.

Da agenda de trabalho, no pavilhão angolano, constam, debates ligados aos temas como: Ciência, Tecnologia e Inovação, Digitalização; Capital Humano, Crianças e Jovens, Saúde, Educação; Alimentação, Agricultura e Água; Urbanização, Transportes, Turismo; Natureza e Biodiversidade, Povos Indígenas, Igualdade de Género, Oceanos e Zonas Costeiras;

Os referidos temas abordados pelos diversos sectores públicos e privados do nosso país, como o Ministério do Ambiente, Ministério das Pescas e Recursos Marinhos, Ministério da Saúde, ADPP (Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo), Ministério da Energia e Águas, ANPG (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), SONANGOL e ENDIAMA.

Pelo Ministério da Indústria e Comércio, participam, o Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade, INIQ, e a Direcção Nacional da Indústria, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *