11Set

O Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade, INIQ, em parceria com Leadership Business Consultant (LBC), realizaram nesta terça-feira, 10, um seminário sobre divulgação das Normas, no hotel Fórum.

O evento insere-se no âmbito da Assistência Técnica de Apoio a Angola sobre Normas de Segurança e Qualidade, numa iniciativa do governo de Angola, financiado pela União Europeia, cujo objectivo é consciencializar e dotar os intervenientes que actuam no Sistema Nacional da Qualidade a adoptar e melhorar os seus serviços e produtos colocados no mercado nacional e internacional para que se adequem a competitividade global exigida internacionalmente.

Na sua abordagem, a chefe de Departamento de Normalização, Avaliação da Conformidade e Formação, Joana Leandro, falou sobre a importância das normas técnicas, os métodos para a sua implementação, bem como os benefícios que trazem para as organizações e para a sociedade em geral.

Fez saber igualmente que a normalização está alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentavel ( ODS) e tem como missão ajudar a sociedade a crescer de forma sustentada, criar uma economia competitiva, justa, verde e digital e a tornar a vida dos cidadãos mais simples e segura.

Foram apresentadas as normas ISO 22000 (Gestão de Segurança Alimentar), ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14000 (Gestão Ambiental), e ISO 45001 (Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho), entre outras relevantes para o contexto angolano.

Importa referir que, o INIQ, até ao momento tem publicadas no seu acervo normativo 698, em diversas áreas das quais 116 de alimentos, 2 Saúde, 4 Agro- Indústria, 5 Protecção Ambiental, 57 Gestão da Qualidade, 17 Gestão Ambiental, 9 Turismo, 63 Normas Básicas, 6 Engenharia Electrotécnica, 12 Comunicações, 9 Turismo, 63 Normas Básicas, 44 Combustíveis e 19 Transportes, 5 Manutenção de Activos e 339 Materiais de Construção, respectivamente.

A implementação das normas contribui significativamente para a melhoria da competitividade das instituições, a eficiência dos processos, e a conformidade com os requisitos legais e regulamentares. A divulgação das mesmas desempenha um papel crucial na padronização de processos, produtos e serviços em diversas indústrias.

Participaram do seminário diversas instituições públicas e privadas, como o INACOQ, ANIESA, INIP, WIMAFRICA, AIPEX, APASIL, SIC, INIS, SNCQA, MINAGRIF, Cooperativa LIWUA, Global Rabi, entre outros stakholders que lidam com a matéria.

Mais 25

Ver estatísticas e anúncios

Promover publicação

Todas as reações:

6Tu e a 5 outras pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *