03Jul

A ConferΓͺncia das Naçáes Unidas sobre o ComΓ©rcio e Desenvolvimento (CNUCED) e a UniΓ£o Europeia, apresentaram na manhΓ£ de quinta-feira, 27, na sede do MinistΓ©rio da IndΓΊstria e ComΓ©rcio, o relatΓ³rio final do Programa Conjunto para Angola: Train For Trade II, no Γ’mbito do Projecto de Apoio ao ComΓ©rcio (ACOM).

Segundo a Gestora do referido Programa, Johanna Silvander, que apresentou o relatório, desde Maio de 2017 à Dezembro de 2023, beneficiaram de formação nas mais diferentes componentes do Programa, mais de 3 mil pessoas e 900 organizaçáes públicas, privadas, academia e organizaçáes da sociedade civil, estendidas em todo o território nacional.

Este Programa teve como objectivo ajudar Angola no seu processo de desenvolvimento e diversificação económica, bem como facilitar a sua integração nos mercados regionais e internacionais.

A secretÑria de Estado para o Comércio e Serviços, Augusta Fortes, que procedeu a abertura do evento, destacou a importÒncia das formaçáes concedidas aos quadros nacionais, tendo em conta os desafios internacionais, sobre a integração de Angola na economia digital, as negociaçáes de acordo de parceria com a UE, a aplicação de medidas correctivas e procedimentos de regras de salvaguarda e dumping e a criação de legislação e regulamento sobre estas matérias.

Da parte da União Europeia, segundo a chefe adjunta de cooperação, Isabel Emerson, estÑ em curso a elaboração de novos programas, sobretudo voltados à promoção do comércio e investimento.

O Train For Trade II é composto por sete componentes, designadamente, Exportaçáes Verdes, Diplomacia Comercial, Facilitação do Comércio, Revisão das Políticas de Investimento, Empretec e Indústrias Culturais e Criativas e esteve orçado em 6,3 milháes de euros.

A apresentação do relatório foi complementada com os depoimentos de alguns beneficiÑrios do programa, que partilharam com os presentes as mais valias que o programa representou para visibilidade das suas acçáes e desenvolvimento eficaz e eficiente das suas actividades.

Fonte: (20+) Facebook facebook/mindcom

Deixe um comentΓ‘rio

O seu endereço de email não serÑ publicado. Campos obrigatórios marcados com *