18Set

Uma delegação do Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade (INIQ), encabeçada pelo chefe de Departamento de Regulamentos Técnicos, Carmo Santos, participam de 12 a 13 de Setembro, do workshop sobre o papel do prêmio nacional da qualidade, em Johannesburgo, África do Sul.

O evento tem como objetivo alinhar as políticas da SADC sobre os prémios nacionais de qualidade para todos os estados-membros, de modos a que cubram todos os pilares das infraestruturas da qualidade no seu país.

Os prémios visam reconhecer e agraciar organizações e indivíduos que contribuam para o avanço da qualidade em todos os sectores da SADC, mediante o estabelecimento de sistemas, procedimentos e processos de avaliação da qualidade que estejam em consonância com as práticas internacionais, regionais e locais e que utilizem o avanço da qualidade para apoiarem o desenvolvimento e o crescimento econômico aos níveis nacional e regional.

O mesmo é considerado como um veículo para promover o comércio nacional de cada estado-membro, logo, é importante buscar diretrizes, experiências e procedimentos em comum para que todos possam trabalhar com as empresas locais. Entretanto, pontos como o número de funcionários, o volume de negócio, foram bastantes debatidos entre os pontos focais presentes no workshop.

Das 5 (cinco) categorias existentes constam a empresa do ano, o Produto do ano, o serviço, o exportador e a atribuição do prémio individual de qualidade da África Austral respectivamente.

Paralelo ao workshop, países como Eswatini, Zimbabwe, Zâmbia, Tanzânia e Botswana, foram os vencedores dos prémios de qualidade no domínio da Normalização, Garantia de Qualidade, Acreditação e Metrologia-SQAM da SADC/2023, nas diversas categorias.

De realçar que vencer o concurso de Qualidade da África Austral pode significar reconhecimento da parte da SADC, a exposição aos meios de comunicação social e um enorme impulso em termos de prestígio para a empresa/organização e não só para o país vencedor, de um modo geral.

A par de Angola, participam do workshop, todos os estados que fazem parte da SADC.

Mais 3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *