10Set

Mais uma feira de exposição de produtos do campo e serviços, teve lugar nesta quinta feira (7) na província de Malanje, numa iniciativa do Governo local, alinhada com o Ministério da Indústria e Comércio enquanto coordenador nacional das Feiras de Escoamento de Produtos do Campo.

O evento tem como objectivo a promoção e o incentivo da produção nacional e a captação de investimentos para os produtores em todos os municípios em particular, e para a província de um modo geral.

Segundo o Director do Gabinete de Desenvolvimento Económico e Integrado, Pedro Gingi Bernardo, trata-se de uma replica da IV edição da feira dos municípios e cidades realizada recentemente na província da Huíla, para mostrar o que levou a província de Malanje a vencer o grande prémio nacional daquela edição. “Há um outro momento, considerado alto, que será o acto de encerramento de aquisição das carrinhas para o escoamento dos produtos dos campos para as cidades, num total de 30 viaturas” referiu.

O plano de aquisição de carrinhas para o escoamento da produção nacional para os Operadores de Transportes de Mercadorias (OTM´s), projecto levado a cabo pelo Ministério da Indústria e Comércio, através da Direcção Nacional do Comércio Rural, em parceria com o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA) e o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).

Por seu turno, o Director Nacional do Comércio Rural, Allan Varela, fez saber que, a nível do país foram distribuídas 500 carrinhas, das quais 30 foram entregues a província de Malanje e 80 motas kaleluias, as viaturas custaram aos cofres do estado 40 milhões de kwanzas, mas a nível dos operadores serão pagos até 25,91%, isto é, 9 milhões e seiscentos, dentro de um compromisso de transportar a produção nacional, única e exclusivamente, sendo que o Estado subvencionou com cerca de 74,09 %. “Este é um dos requisitos fundamentais e tem a duração de até 4 anos”, frisou.

Por outro lado, disse igualmente que, a espectativa do executivo é de conseguir avançar com o projecto dos Armazéns Rurais Integrados, ARI´s, que terá uma componente da micro-transformação para acrescer valor na estratégia entre a produção e o consumo.

O INIQ na qualidade de organismo responsável pela execução da política do executivo no domínio da promoção, organização, desenvolvimento e asseguramento das infra-estruturas da qualidade participou do evento e expôs os seus serviços, consciencializando os participantes e público em geral para a cultura da qualidade, incentivando as empresas no sentido de usarem Normas Técnicas e demais ferramentas para se obter produtos e serviços de qualidade naquela província da palanca negra gigante.

Mais 7

Ver estatísticas e anúncios

Promover publicação

Todas as reações:

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *