13Jul

Uma delegação do Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade, INIQ, encabeçada pelo Director Geral Adjunto, Agostinho Cumbu, deslocou-se na passada segunda-feira, 10, à Lusaka, capital da Zâmbia, para uma visita de trabalho de 5 dias, no âmbito da implementação do memorando de entendimento, no domínio da Normalização, Avaliação de Conformidade e Formação, assinado, recentemente, com a Zambian Bureau of Standards – ZABS.

A realização da 1ª reunião anual da coordenação do comité técnico, tem como principal objetivo a apreciação e aprovação do plano de trabalho bianual, do memorando, o aprofundamento da cooperação, sobretudo, no domínio da normalização e trocar informações e experiências no que toca ao escopo da cooperação, constante do acordo.

De entre vários assuntos, o acordo também prevê reconhecer as marcas de certificação usadas pelos organismos de certificação em ambos os países e adoptar esquemas harmonizados baseados em ISO guias/normas para certificação de produtos e comercializados entre os dois países.

De realçar que a cooperação entre o INIQ e a ZABS vai facilitar a efectiva e eficiente intercambialidade dos produtos comercializados, tendo em conta o papel que as duas instituições desempenham na melhoria do padrão de vida das suas comunidades.

Faz parte da delegação do INIQ, a chefe de departamento de Normalização Avaliação da Conformidade e Formação, Joana Leandro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *