09Jun

O Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade (INIQ), celebra nesta Sexta-feira, 09 de Junho, o Dia Mundial da Acreditação, data instituída pelo Fórum Internacional da Acreditação (IAF) e pelo Organismo de Cooperação Internacional de Laboratórios Acreditados (ILAC), organizações responsáveis por esta matéria a nível mundial, e tem como objectivo alinhar a nível global as actividades e boas práticas dos Organismos de Avaliação da Conformidade.

Para saudar a data, e a semelhança dos anos anteriores, o INIQ, junta-se as iniciativas globais de celebração do dia mundial da acreditação, com a realização de um Workshop, no dia 14 de Junho do ano corrente, com o tema “Infra – Estruturas da Qualidade, Promovendo Conformidade e Confiança da Produção Nacional” na Província do Huambo.

O evento tem como objectivo, apresentar e debater questões sobre as matérias referentes as infra-estruturas da qualidade, bem como aumentar o conhecimento sobre o Sistema Angolano da Qualidade (SAQ).

Para celebração dessa efeméride, é instituído anualmente, pelo IAF e o ILAC, desde a sua criação, um tema para reflexão e orientação das actividades inerentes a este dia, tendo sido escolhido para o presente ano o tema, “Acreditação: Suporte do Futuro do Comércio Global”.

O mesmo serve para reflexão sobre o apoio contínuo à cadeia de suprimentos globais, á medida que as empresas procuram novos mercados e oportunidades de investimentos para construir cadeias de suprimentos resilientes e flexíveis.

Importa referir que, a acreditação é o processo de reconhecimento de competências dos organismos de avaliação da conformidade tais como: laboratórios de calibração e ensaios, organismos de inspecção e de certificação, e desempenha, no âmbito do comércio global, o papel de reduzir as barreiras técnicas ao comércio, por via da demostração da confiança, dos produtos, pelos produtores e pelos respectivos processos.

As infra-estruturas da qualidade proporcionam às empresas o acesso ao mercado internacional mais alargado, ao mesmo tempo, melhora a qualidade, aumenta a segurança, e facilita o processo das importações e exportações.

O INIQ, tem entre outras atribuições, o de reconhecimento da competência técnica dos organismos de avaliação da conformidade actuantes no mercado de acordo com os referenciais normativos pré- estabelecidos, alinhados as melhores práticas e normas internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *