10Mai

Técnicos do Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade, INIQ, participam de, 8 a 12 de Maio, de uma acção de Capacitação, pela plataforma virtual zoom, destinados aos Organismos de Certificação da região da SADC que operam nas áreas prioritárias de industrialização de acordo com a norma ISO/IEC 17021/2015, ministrado pelo Serviço de Acreditação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADCAS).

O objectivo da formação é capacitar de um modo geral gestores e quadros de organismos de certificação, que operam nos 16 Estados Membros da SADC, de forma a prepará-los para a acreditação de acordo com a referida norma internacional e especificamente de dotar de conhecimento sobre requisitos, implementação e auditoria interna.

A acção de capacitação visa igualmente implementar habilidades e fortalecer os organismos de certificação para atender aos padrões de acreditação e avaliar as competências adquiridas pelos formandos.

A SADCAS é um organismo de acreditação multi-económica estabelecido nos termos do Artigo 15 B do Anexo de Barreiras Técnicas ao Comércio (TBT) do Protocolo da SADC sobre o Comércio, com o objetivo principal de assegurar que o serviço de avaliação da conformidade (laboratórios de calibração/ensaios/médicos, organismos de certificação e inspeção), que operam nos Estados Membros da SADC, que não possuam organismos nacionais de acreditação estejam sujeitos à supervisão de um organismo competente.

Na região da SADC, apenas a África do Sul e as Maurícias possuem organismos nacionais de acreditação.

Trata-se do primeiro ciclo de formação em língua portuguesa, ministrado pela SADCAS, em que para além de Angola participam organismos de certificação da República de Moçambique.

Fazem parte, igualmente, dos 16 Estados Membros da SADC, Botswana, Comores, RDC, Eswatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Mais 6

Todas as reações:

6Albino Nicolau, Olga Afonso e 4 outras pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *