19Abr

O Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade (INIQ), participa de 07 a 10 do corrente mês, no workshop regional, sob o tema “Equivalência e Aproximação de Regulamentos Técnicos de Produtos de Pesca e Peixe Fresco”, que decorrre em Joanesburgo – República da África do Sul.

O evento tem como objectivo, buscar equivalência, aproximação e alinhamento dos distintos regulamentos técnicos para o peixe fresco e produtos da pesca, dos países membros da SADC, de acordo com a Resolução SADCTRLC 3/2022 da Assembleia Geral, anual, da SADCTRLC (Comité da SADC para os Regulamentos Técnicos), criada no âmbito do anexo TBT do protocolo sobre o comércio, realizada em Maio de 2022.

Com base no programa de actividades, cada participante fará uma apresentação sobre a situação e o quadro técnico regulamentar sobre os procedimentos de avaliação da conformidade aplicáveis aos peixes frescos e produtos de pesca nos respectivos Estados Membros.

Segundo o anexo, as Barreiras Técnicas ao Comércio (TBT) do protocolo do Comércio da SADC, os Estados Membros cooperam no sentido de identificar e eliminar as barreiras técnicas ao comércio através da Normalização, Metrologia, Acreditação, Regulamentação Técnica e Avaliação da Conformidade, respectivamente.

Importa referir que o INIQ tem promovido em Angola o modelo de regulamentação técnica tendo como base Normas Técnicas, muitas delas harmonizadas na SADC, o que facilita em grande medida no reconhecimento e convalidação dos processos de Avaliação da Conformidade dos produtos e serviços, entre eles, o Projecto de Regulamento Técnico para peixes frescos, congelados e salgados, que se encontra em fase de publicação em Diário da República.

A convite do Secretariado da SADCTRLC, o INIQ, é o representante de Angola, neste workshop, e está representado pelo chefe de Departamento de Acreditação e Regulamentos Técnicos, que também é o ponto focal sobre esta matéria.

A par de Angola, participam do workshop, todos os estados que fazem parte da SADC, dentre os quais Moçambique, Lesoto, Madagáscar, Ilhas Maurícias, Zâmbia, Zimbábwe, Namíbia, Seychelles, Tanzânia, Botswana, Comoros, RDC, Eswatini, Malawi e o país anfitrião.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *