O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, apelou a um maior engajamento da sociedade angolana no sentido de tornar o Sistema Nacional da Qualidade mais robusto, coerente e sustentável.
O ministro manifestou essa posição na manhã desta terça-feira, 08, quando discursava na abertura da 5ª Edição da Semana Nacional da Qualidade, que decorre na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), com a realização da Conferência Nacional da Qualidade.
“Precisamos de acções capazes de dar suporte às iniciativas e políticas públicas que solidificam progressivamente as nossas infra-estruturas da qualidade e viabilizem a padronização dos processos produtivos de bens e serviços, por via do cumprimento de normas e regulamentos técnicos” vincou, o ministro Victor Fernandes.
O governante sublinhou que as infra-estruturas da qualidade existem em todas as latitudes geopolítica e estão agrupadas em sistemas internacionais, continentais, regionais e nacionais com objectivo de serem trabalhados de formas alinhadas e coordenadas metodologicamente nas matérias e acções inerentes a qualidade.
Referiu ainda que visam promover o desenvolvimento tecnológico sustentável e a competitividade, assim como reduzir os riscos da produção e consumo de produtos e serviços.
Por sua vez, a directora do Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade (INIQ), Olga Dicamba, afirmou que a “Semana Nacional da Qualidade” está a tornar-se numa marca que ajuda a cultivar, desenvolver e consolidar a consciência dos consumidores para a qualidade e, sobretudo, para a cultura organizacional das empresas.
Na mesma senda, Olga Dicamba avançou que a conferência comporta vários momentos, designadamente, a amostra expositiva das empresas que prestam serviços na área da qualidade, a reunião do Conselho Nacional da Qualidade com a participação de todos, seis sessões técnicas dos subsistemas de normalização, acreditação, dentre outros momentos.
A Conferência que decorre sob o lema “Consciência para a Qualidade: Fazendo a coisa certa”, vai estender-se até ao dia 10 do mês em curso e visa assinalar também a celebração do Dia Mundial da Qualidade, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1990, com o objectivo de assinalar a importância desta matéria à nível global.
No primeiro dia dos trabalhos, marcaram presença o secretário de Estado para a Indústria, Ivan do Prado, directores nacionais e provinciais, membros do Conselho Nacional da Qualidade e outros stakholders.