20Set

Uma equipa do Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade ( INIQ), órgão tutelado do Ministério da Indústria e Comércio, liderada pela Directora Geral, Olga Dicamba, participa de 19 à 23 do corrente mês, da  44ª Assembleia Geral, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

Trata-se de um evento com oportunidades para trocas de melhores práticas e conhecimentos entre os membros da Organização Internacional de Normalização (ISO), parceiros internacionais, regionais, sociedade civil, organizações internacionais, formuladores de políticas e acadêmicos, sobre questões actuais como são os objectivos de desenvolvimento sustentável(ODS), acção climática e futuras normas.

No discurso de abertura, o Sub-secretário do Ministério da Indústria e Tecnologia Avançada, órgão organizador do evento, Sua Excelência Omar Suwaina Al Suwaidi, fez saber que: “A padronização nunca foi tão importante para aos desafios econômicos e ambientais do mundo. A reunião desta semana é vital não apenas para o ecossistema industrial global, como também para o comércio, a economia e a acção climática”.

O responsável disse igualmente que “Com seu impacto no comércio, a padronização tem um papel crucial e de longo prazo no apoio ao desenvolvimento econômico sustentável.

A ISO desempenha um papel importante no aprimoramento do comércio nos mercados locais, regionais e globais. Os Emirados Árabes Unidos partilha o compromisso da ISO  que e o de desenvolver infraestruturas de qualidade, não apenas para apoiar o crescimento econômico, mas para aumentar a sustentabilidade e a satisfação do consumidor”.

O encontro está centrado no tema “colaborar para o bem” e acontece num momento importante dos últimos três anos, à medida que o mundo passa por mudanças profundas em muitas áreas e caminha para alcançar os objetivos de sustentabilidade Global da ONU até 2030.

Angola é membro correspondente da ISO, e o INIQ tem estado presente nas Assembleias Gerais anuais para interacção com outros organismos de Normalização, expansão da network e a actualização no que concerne às actividades realizadas pela ISO.

O referido certame, reune cerca de 5.000 participantes para debater questões globais e encontrar soluções para os desafios urgentes do mundo, incluindo acções climáticas, sustentabilidade, escassez de água e energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *