O Instituto Nacional de Infra-Estruturas de Qualidade (INIQ), órgão tutelado pelo Ministério da Indústria e Comércio, realizou nesta terça-feira, 24, no Instituto Superior de Ciências e Tecnologias (ISPTEC), um Workshop com o tema `Metrologia na Era Digital`.
O Worshop teve como objectivo familiarizar os presentes com materias ligadas a qualidade de uma maneira geral e com a metrologia de uma maneira específica.
Ao proceder a abertura do evento, a Directora Geral do INIQ, Olga Dicamba, frisou que a metrologia é a ciência baseada na medição e nos instrumentos de medida, abrange os aspectos práticos que asseguram a precisão exigida para garantir a qualidade de produtos e serviços.
Disse igualmente que a mesma assegura o rigor e a exatidão das medições realizadas, garante a comparabilidade e rastreabilidade aumentando a confiança dos agentes económicos e consumidores finais nos produtos e serviços disponibilizados pelas empresas nacionais e ao mesmo tempo promove a sua aceitação internacional facilitando as trocas comerciais entre os países.
A responsável destacou ainda o trabalho que o INIQ, enquanto órgão tutelado pelo Ministério da Indústria e Comércio, tem realizado, como verificações metrológicas em todo território apesar dos desafios críticos em termos de melhoria da capacidade das infra-estruturas metrológicas.
Por seu turno, o Director dos Laboratórios do ISPTEC, Leonel Francisco, falou do impacto da Metrologia no processo de diversificação da economia nacional e frisou o seu papel no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), em aspectos ligados a capacitação do capital humano, o fácil acesso aos principais mercados mundiais e a qualidade das infra-estruturas.
`Os estudantes têm que estar cada vez mais firmados nestas matérias e tendências e fazer o acompanhamento da dinâmica mundial virando a metrologia para a componente da era digital, ou a chamada indústria 4.0` reforçou.
Foram prelectores da actividade, o chefe de Departamento de Metrologia do INIQ, Homar Simão, com o tema Regulação Metrológica em Angola, o Engenheiro, Rui Couto, com o Impacto da Metrologia na Revolução Digital- contributo ISQ e ISQ apave e o professor do ISPTEC, engenheiro Eduardo San Martin, com o tema a importância da metrologia na engenharia.