16Out

O evento decorreu nesta segunda-feira, 14 de Outubro, no anfiteatro do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM), sob o lema: Visão Partilhada para um Mundo Melhor, celebrado em todo o Mundo, destaca os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 09, referente a indústria, inovação e Infra-estruturas para a era da Inteligência Artificial (IA).

O mesmo teve como objectivo juntar-se as celebrações mundiais da efeméride, que todo o organismo de normalização se propôs a fazer.

Entretanto, o discurso de abertura ficou a cargo do Director Geral Adjunto, Agostinho Cumbu, que na sua explanação referiu que, as normas internacionais são essenciais para o progresso global, e o lema deste ano destaca como elas aceleram o desenvolvimento de tecnologias de IA, impulsionando a inovação e fortalecendo a infraestrutura resiliente que promove o crescimento industrial sustentável.

“Em Angola, são 35 Comissões Técnicas e 6 Organismos de Normalização Sectorial que integram e participam, voluntariamente, nos trabalhos da normalização e que constituem a estrutura da normalização nacional”, fez saber.

Diversos temas, como; Normalizar para garantia da qualidade de bens e serviços, Importância e relevância das normas técnicas no campo da engenharia estrutural, A Certificação PMI-CP Contributo para Normalização e sucesso dos Projectos de Construção, Normalização da informação e documentação aplicada em arquivos, Razões do uso das normas nos recursos humanos, Gestão na Saúde – Relevância no uso de normas na saúde e Melhoria contínua nos processos para manutenção produtiva, fizeram parte da agenda de trabalho.

De referir que, a intensa batalha contra uma persistente pandemia global revelou a necessidade absoluta de abordar os ODS de uma forma inclusiva, para fortalecer as nossas sociedades, tornando-as mais resilientes e mais equitativas, deste modo o INIQ no seu papel formador, procura disseminar de forma abrangente.

Entretanto o Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade, INIQ, possui o acervo normativo angolano, que é o conjunto de documentos normativos editados, enquanto Organismo Nacional de Normalização (ONN), que inclui todas as normas, documentos de harmonização, especificações técnicas, relatórios técnicos, guias e acordos técnicos nacionais, bem como as versões angolanas dos documentos normativos regionais e internacionais.

De realçar que, o INIQ, até ao momento tem publicadas no seu acervo normativo 698, em diversas áreas das quais, 116 de alimentos, 2 Saúde, 4 Agro- Indústria, 5 Protecção Ambiental, 57 Gestão da Qualidade, 17 Gestão Ambiental, 9 Turismo, 63 Normas Básicas, 6 Engenharia Eletrotécnica, 12 Comunicações, 9 Turismo, 63 Normas Básicas, 44 Combustíveis, 19 Transportes, 5 Manutenção de Activos e 339 Materiais de Construção, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *