O Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade (INIQ), através do Departamento de Normalização Avaliação da Conformidade e Formação, junta-se a celebração, a assinalar-se nesta Sexta-feira 14 de Outubro, a efeméride do Dia Mundial da Normalização.
A data é celebrada como uma iniciativa das Organizações Internacionais de Normalização, como: a Organização Internacional de Normalização (ISO), a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) e a União Internacional de Telecomunicações (ITU).
O tema deste ano volta a promover a necessidade e a urgência de em conjunto construirmos “Uma visão partilhada para um mundo melhor”, pois se quer um mundo mais justo e mais sustentável; em que seja possível ser apreciado hoje e protegido para as gerações futuras.
Importa referir que, em Angola a actividade de Normalização é coordenada pelo INIQ, que tem como atribuição promover acções de consciencialização e dinamização das actividades normativas, bem como coordenar e apoiar o funcionamento das Comissões Técnicas de Normalização permanente e Ad hoc, e ainda promover a adopção de normas internacionais em normas angolanas.
Entretanto estas Normas Angolanas (NA), encontram-se publicadas por sectores, orientando as melhores práticas do mercado de modos a eliminar as barreiras técnicas ao comércio, através da uniformização de características básicas de produtos/serviços.
O INIQ na sua missão aposta na promoção da qualidade a nível nacional e tem disponível para o público interessado o catálogo com cerca de 400 normas Angolanas ( NA) na sua web site iniq.gov.ao e podem ser solicitadas pelo endereço eletrónico geral.iniq@gmail.com.