11Ago

Cerca de 40 profissionais, dentre os quais técnicos do Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade (INIQ), órgao tutelado pelo Ministério da Indústria e Comércio, participam de um ciclo de formações em matérias de Certificação e Acreditação, tem como base as normas ISO 9001(Qualidade), ISO 19011 (Auditoria), ISO 17011 (Acreditação) e 17021 (Certificação) no período compreendido de 10 de Agosto a 17 de Setembro de 2022, nas instalações do Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências ( ISPTEC), localizado em Talatona.

As formações inserem-se no âmbito das iniciativas, prespectivas e desafios do INIQ apresentadas pela Directora Geral, Eng. Olga Dicamba, em seguimento das recomendações deixadas no Conselho Consultivo do Ministério da Indústria e Comércio realizado nos dias 20 e 21 de Julho, que espelham a intenção do Instituto implementar no próximo ano os serviços de Certificação e Acreditação de forma autónoma.

Na primeira fase, com cerca de 6 sessões formativas com período de término em Setembro de 2022, os formandos obterão conhecimentos de nivelamento de conceitos e capacidades de entendimento e interpretação das várias normas de forma transversal.

Entretanto na fase seguinte, que terá início já em Outubro do corrente ano, deverá comportar acções formativas que terão como objectivos garantir a especialização da Futura Bolsa de Auditores e Avaliadores e muní-los com o domínio específico sobre temas, que por um lado atenderão vários esquemas e padrões de acreditação, estando disponíveis para as várias entidades de avaliação de conformidade com actuação no mercado local e por outro lado a confirmarão do futuro sistema angolano de certificação, alinhado aos desafios do mercado e a política de diversificação da economia do Executivo.

As sessões estão a ser ministradas pela Micky Academy Training Center, entidade especializada em capacitação e formação de Sistemas e Boas Práticas de Gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *